Clã 9



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S. Paulo: Patrono dos Caminheiros

Mística
A busca da vida plena em Cristo, a vida no Homem Novo, assumindo um lugar activo na construção dos "novos céus e nova terra".
A mística dos Caminheiros baseia-se no seu ideal de que são o Homem Novo e nas Bem-aventuranças.

Simbologia:
Vara Bifurcada - Símbolo da necessidade de fazer ou renovar as suas opções, sinal de que o Caminheiro se compromete a aderir ao projecto das Bem-aventuranças.
Mochila - Onde transporta apenas o essencial para a jornada. Simboliza o seu desprendimento e a sua determinação de ir sempre mais além.
Tenda - Sinal da mobilidade e da sua rapidez de se pôr em marcha. Na Bíblia a tenda é um sinal da presença de Deus no meio do seu povo.
Pão - Transportado na mochila, alimenta o corpo, dado em partilha e comunhão.
Evangelho - O pão do Espírito, anúncio da Boa Nova de Cristo.
Fogo - Sinal da descida do Espírito Santo. É o fogo que ilumina e aquece o peregrino durante a sua caminhada.



Organização do Clã:
    - Os elementos são os Caminheiros;
    - Os Caminheiros dividem-se em grupos de 5 a 8 elementos - as Tribos;
    - Cada tribo escolhe para patrono o nome de um Santo da Igreja, Benemérito da Humanidade ou Herói Nacional;
    - Cada tribo tem uma bandeirola que a identifica;
    - A cor do lenço dos Caminheiros é o vermelho, debruado a branco;
    - Os Caminheiros reúnem-se no albergue.












    

Dimensões do caminheirismo:
O itinerário do Caminheiro vive-se em torno de quatro dimensões que adquirem um valor simbólico: Caminho (percurso individual), Comunidade (percurso em grupo), Serviço (percurso com sentido) e Partida (percurso para a vida). É um itinerário de progressão pessoal, de tomada de consciência das possibilidades de evolução e de pensamento. No final desde itinerário, o Caminheiro está a franquear as portas da vida adulta, livre e responsável, prestes a tomar a vida nas suas mãos.

Carta de Clã:
É uma carta de intenções e acções feita em conjunto pelo Clã, dando relevo a aspectos importantes para cada um dos elementos, através da análise dos PPV'S. Deve focar as necessidades do Clã, favorecendo o seu crescimento. É um compromisso colectivo mas também individual. Periodicamente deve ser revista e renovada.

Cerimónia de Partida:
Exprime simbolicamente que o acto de caminhar é em si mesmo mais importante do que o facto de chegar. O jovem não chega ao fim da sua caminhada, mas "parte". O fim de uma etapa significa sempre o início de outra...

Lei do Escuta:
1. A Honra do Escuta inspira confiança.
2. O Escuta é leal.
3. O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
4. O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
5. O Escuta é delicado e respeitador.
6. O Escuta protege as plantas e os animais.
7. O Escuta é obediente.
8. O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
9. O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
10. O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.

Princípios:
O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
O dever do Escuta começa em casa.

Divisa: Sempre Alerta para servir.

Promessa:
Prometo, pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria;
- Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;
- Obedecer à Lei do Escuta.

Saudação:
Os três dedos lembram ao escuteiro os três artigos da promessa. O dedo polegar sobre o dedo mindinho é interpretado como a afirmação de que os escuteiros estão conscientes de que o mais forte protege o mais fraco.
O cumprimento é feito com a mão esquerda para deixar a mão direita livre para fazer a saudação e porque é a mão do lado do coração, que é o simbolo da amizade. O dedo mindinho entrelaçado permite um aperto de mão mais forte, sinal de maior união, e simbolizam um abraço trocado entre escuteiros, como sinal de profunda amizade.